Faculdade

Atribuição de Bolsa de Investigação

14-11-2019

EDITAL

Anúncio para atribuição de Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto

SUDOKET – SOE2/P1/E0677 – Mapeamento, Consolidação e Disseminação das Key Enabling Technologies (KETS) para o setor de construção no espaço Sudoe

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA) abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação Científica, nos seguintes termos:

1. Título do projeto: SUDOKET – Mapeamento, Consolidação e Disseminação das Key Enabling Technologies (KETS) para o setor de construção no espaço Sudoe.

2. Coordenador do projeto: Prof. Daniel Aelenei.

3. Orientador científico da bolsa: Prof. João Murta Pina.

4. Tipo de bolsa: Bolsa de Investigação (BI) – Mestre.

5. Área científica: Engenharia Eletrotécnica.

6. Requisitos de admissão: Mestre, ou licenciado pré-Bolonha, em Eng. Eletrotécnica ou outra engenharia afim; formação superior em Eng. Eletrotécnica, ou outra engenharia afim, obtida numa instituição estrangeira contemplando um mínimo de cinco anos de formação.

7. Requisitos mínimos: Mestrado ou licenciatura pré-Bolonha, ou formação superior em Eng. Eletrotécnica obtida numa instituição estrangeira contemplando um mínimo de cinco anos de formação, nos domínios identificados.

8. Fatores de preferência: Conhecimentos de programação de autómatos, experiência na programação de microcontroladores (ex. Arduino), conhecimentos de redes neuronais, experiência de programação.

9. Plano de trabalhos: Desenvolvimento de algoritmos inteligentes para otimização do nexus energia-conforto, baseados em redes neuronais, implementação de um sistema de monitorização e atuação baseado em tecnologia Schneider, apresentação de resultados em reuniões de projeto e conferências.

10. Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, e alterada pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da Fundação para a Ciência e Tecnologia, n.º 326/2013, de 27 de Agosto (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt).

11. Local de trabalho: O trabalho será maioritariamente desenvolvido nos campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do Laboratório Nacional de Engenharia e Geologia.

12. Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início em novembro de 2019, com eventual renovação por um período que não ultrapasse a data de conclusão do projeto. Existirá um período experimental de 30 dias.

13. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa é de € 989,70, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo pagas mensalmente por transferência bancária ou cheque.

14. Entidade financiadora: financiado por fundos do Programa de Cooperação Interreg Sudoe, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

15. Regime de atividade: Exclusividade, de acordo com a regulamentação aplicável.

16. Documentos de candidatura: Carta de motivação, certificados de habilitações, curriculum vitae, certificados de ações de formação profissional relevantes para o concurso (se existirem).

17. Envio de candidaturas:As candidaturas deverão ser enviadas por email para jmmp@fct.unl.pt e alenei@fct.unl.pt

18. Critérios de avaliação: A seleção do Bolseiro basear-se-á nos seguintes critérios:

1. Adequação e mérito do curriculum académico do/a candidato/a;
  2. Experiência anterior relevante (incluindo trabalhos publicados na área);
  3. Entrevista (apenas aos candidatos selecionados com base nos critérios a e b).

A classificação dos candidatos será efetuada utilizando a seguinte fórmula: 50%*A + 40%*B + 10%*C

em que:

•  é a classificação entre 0 e 5 obtida no ponto a.
  •  é a classificação entre 0 e 5 obtida no ponto b.
  •  é a classificação entre 0 e 5 obtida no ponto c.

Serão selecionados para a entrevista os candidatos cuja somatório dos critérios  e  seja maior ou igual a 7 valores. O júri delibera por meio de votação nominal, com base nos critérios de seleção. Após a avaliação de todas as candidaturas admitidas, o júri redigirá uma ata da reunião com a descrição de todo o processo de recrutamento, avaliação e seleção, incluindo a elaboração de uma lista ordenada dos candidatos aprovados com a respetiva classificação e decisão final do júri. Em caso de empate, a decisão será da responsabilidade do Presidente do júri.

19. Composição do júri:

• Presidente: Professor Doutor Daniel Aelenei.
  • Vogal: Professor Doutor João Francisco Alves Martins.
  • Vogal: Professor Doutor João Miguel Murta Pina.

20. Divulgação de resultados: A lista com o(a) candidato(a) admitido(a) e com os candidatos excluídos com a classificação final será afixada no edifício do Dep. de Eng. Eletrotécnica e de Computadores, situado no Campus da FCT NOVA, Quinta da Torre, 2829-516 Caparica, será publicitada no sítio do mencionado departamento (https://www.dee.fct.unl.pt/) e todos os candidatos serão notificados por e-mail.

21. Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto de 15 a 29 de novembro de 2019.

22. Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado pela Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, publicada na I Série-A do DR n.º 194, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, publicado na 1.ª série do DR n.º 165, de 27 de agosto, pela Lei n.º 12/2013, publicada na 1.ª série do DR n.º 20, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei n.º 89/2013, de 9 de julho, publicado na 1.ª série do DR n.º 130; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/ RegulamentoBolsasFCT2018.pdf).