Faculdade

Oportunidade de Candidatura ao MEEC

06-03-2023

Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (MEEC)

Em linha com as tendências atuais de evolução da Engenharia Electrotécnica e de Computadores, o Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (MEEC) confere uma formação sólida e abrangente em áreas chave de suporte à sociedade do século XXI, desde o hardware até ao software, abrangendo áreas chave como a eletrónica e micro/nano eletrónica, internet das coisas (IoT), telecomunicações, engenharia de computadores, tecnologias de informação, robótica, energia, sistemas e controlo Industrial, e controlo e processamento Inteligente de sinal ou informação (recorrendo a Inteligência Artificial e algoritmos de machine learning).

Um Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da NOVA possuirá um conjunto de competências consolidadas e complementares. Estas resultam de um programa curricular que reflete uma combinação equilibrada entre experiência e conhecimentos tecnológicos e técnicas de desenvolvimento avançadas com o domínio dos conhecimentos científicos fundamentais. Para além de permitir manter níveis de motivação elevados, este equilíbrio possibilita uma adaptação fácil à rápida evolução dos processos e conhecimentos tecnológicos e científicos e às novas exigências do mercado. Estas competências são fundamentais para garantir uma contínua adaptação dos profissionais face aos desafios colocados pela inovação tecnológica e científica, pilar essencial para uma carreira motivante e capaz de alcançar elevados níveis de concretização.

Saídas profissionais

O currículo do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores foi concebido para proporcionar o acesso a um vasto leque de saídas profissionais, tais como:

• Empresas de automação e robótica móvel: projeto e instalação de linhas de produção fabris (e.g., industria automóvel); desenvolvimento de software para controlo de qualidade de produtos; programação de controladores lógicos; programação de robots em ambiente 3D.
  • Empresas ligadas ao setor energético: aplicação de novas tecnologias na distribuição de energia (e.g., smart-grid); utilização de energias renováveis; veículos elétricos.
  • Empresas de telecomunicações: operadoras; prestadoras de serviços a operadoras; fabricantes de equipamento de telecomunicações e computação; start-ups de prestação de novos serviços/aplicações.
  • Empresas de serviços: consultoria; programação; banca/finanças.
  • Empresas de projecto de Circuitos Integrados (chips) e tecnologias de última geração CMOS e FinFet,  sistemas e circuitos eletrónicos em placas de circuito impresso (PCB) de elevada densidade.

Candidaturas

Encontra-se aberta a segunda fase de candidatura para o Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores para o ano letivo 2023/2024.

• 3.ª Fase de Candidatura:   28 de agosto a 15  setembro de 2023

Mais informação sobre o processo de candidatura poderá ser obtida neste endereço.