Visita do Prof. Stelios Mitilineos e palestras sobre RADAR e aplicações

01-02-2023

Na próxima semana, de 6 a 10 de fevereiro, estará de visita à FCT-NOVA o Professor Stelios Mitilineos, Dep. of Electrical and Electronic Engineering, University of West Attica (UNIWA), ao abrigo do programa Erasmus+.
Dado o seu extenso conhecimento e experiência sobre RADAR e as suas aplicações às áreas da segurança e saúde, será uma oportunidade única para participar das palestras que dará nos dias 7 e 9 de fevereiro, bem como para combinar reuniões para interagir de forma mais próxima e focada em possíveis colaborações futuras.

Título: Aplicações RADAR para Saúde e Segurança

Orador:

Prof. Stelios Mitilineos
Departamento de Engenharia Electrotécnica e Electrónica
Universidade da Ática Ocidental, Atenas, GRÉCIA

Programa:

Palestras de Convidados (Sala 127, Ed. II):

- Palestra 1 (7 de Fevereiro, 10h00-12h00): Fundamentos do Radar; Equação do Radar; Secção transversal do Radar (RCS)
- Palestra 2 (9 de Fevereiro, 10h00 - 12h00): RCS em detalhe; Modelos alvo; Conceitos de aprendizagem de máquinas; Aplicações à saúde e segurança

Discussões de Colaboração e Reuniões de Formação:

- Sala de reuniões DEEC (7 de Fev., 14h00-16h00)
- Sala de reuniões DEEC (9 de Fev., 14h00-16h00)

Para marcar um horário de reunião ou qualquer outra questão, enviar e-mail para: bj.guerreiro@fct.unl.pt.

Abstract:

Radar is a relatively old technology that has been used in applications including defense, civil aviation, navigation, and other similar. Migration towards mmWaves frequencies has made it possible to achieve unprecedented bandwith, resolution, small form factor and scalability while recent advances in Artificial Intelligence (AI) and Machine Learning (ML) are making it possible to process large volumes of data in a meaningful manner and extract useful information that is otherwise inaccessible. The employment of ML tools for signal processing has given rise to new radar applications in health and safety, ambient-assisted living, security, autonomous vehicles et al. In this lecture series, a solid background on radar fundamentals is followed by a short presentation of AI and ML principles in radar signal processing for the applications of the future.

BIO do Orador:

Stelios A. Mitilineos é Professor Associado do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Eletrónica da Universidade da Ática Ocidental (UNIWA). Recebeu os graus de Mestre e Doutor em Engenharia Eletrotécnica e Informática da Universidade Técnica Nacional de Atenas, Grécia, em 2001 e 2006, respetivamente. Recebeu uma bolsa de doutoramento do Centro Nacional de Investigação Científica "Demokritos", Grécia (NCSR), de 2003 a 2006. Foi associado de Investigação com uma bolsa de pós-doutoramento no NCSR de 2008 a 2011 e juntou-se à UNIWA em 2011. Tem numerosas publicações, incluindo capítulos de livros, artigos de revistas, conferências científicas e patentes. Os seus principais interesses de investigação residem nas áreas de Antenas e Propagação, Antenas Vestíveis e Têxteis, Dispositivos de RF e Microondas, Localização de Posição, e Aprendizagem de Máquinas aplicadas ao Eletromagnetismo.

Folheto Informativo PDF