Investigadores do DEEC no Top mundial (Novo Ranking)

10-11-2021

Aumentou para 40 o número de investigadores da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA incluídos na última atualização ao ranking dos cientistas mais citados a nível mundial, disponibilizada agora pela Universidade de Stanford (Califórnia, EUA).

A lista, conhecida como “World’s Top 2% Scientists list”, resulta do estudo coordenado por John Ioannidis, professor da Universidade de Stanford. Nela estão identificados mais 100 mil investigadores influentes de 149 países, em 22 áreas científicas e 176 disciplinas, cujos trabalhos aceleraram o progresso e a produtividade nas suas áreas. Em Portugal, no total são nomeados mais de 700 investigadores, 40 dos quais da FCT NOVA.

O estudo, agora atualizado e divulgado a 19 de outubro, resultou em duas listas com base em categorias distintas: impacto ao longo da carreira e impacto num único ano. O ranking teve como suporte a Scopus, uma base de dados online internacional de artigos científicos, e respetivas citações, em diversas tipologias, para jornais e revistas académicas.

O Departamento de Engenharia Electrotécnica e Computadores orgulha-se de contar mais um investigador nessas prestigiadas listas, contando agora com 4 investigadores, nomeadamente, Luís M. Camarinha-Matos, Manuel D. Ortigueira, Rita A. Ribeiro e João Martins (impacto ao longo do último ano).

O trabalho, agora divulgado, baseia-se em métricas de citação padronizadas mais precisas, com o propósito de combater os abusos de autocitação. O número de citações permite avaliar o impacto e influência consolidada de um determinado cientista ou instituição no progresso do conhecimento científico.

A NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA orgulha-se de contar com tantos representantes nesta lista, marca da sua posição enquanto research oriented school.