Prémio Engº Jaime Filipe 2019

03-01-2020

1º Prémio de Inovação Tecnológica Eng.º Jaime Filipe, entregue na cidade de Santarém no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, em 2019-12-03, promovido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (www.inr.pt).

“Sistema de Interface Humana para o Acesso ao Computador”.

Sistema de Interface concebido para permitir o acesso ao computador a pessoas com necessidades especiais, substituindo o rato, o teclado e o gamepad.

O campo de aplicação do sistema de interface desenvolvido cobre a assistência a diversas limitações sensoriais e motoras, onde um utilizador possui reduzido ou nenhum controlo das suas mãos, encontrando-se impossibilitado de poder utilizar uma Interface Humano-Computador comum.

O dispositivo, de dimensão reduzida, pode ser colocado em diferentes partes do corpo humano. Incorpora um controlador eletrónico que permite auxiliar e melhorar o desempenho, e reduzir o esforço do utilizador com necessidades especiais no acesso ao computador.

O prémio foi atribuído ao Professor Doutor Rui Azevedo Antunes, no âmbito do seu trabalho de doutoramento realizado no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade NOVA de Lisboa (UNL), em parceria com o Centro de Tecnologias e Sistemas (CTS) do UNINOVA, sob a orientação do Professor Doutor Luís Brito Palma e coorientação do Professor Doutor Hermínio Duarte-Ramos.

Rui Azevedo Antunes é docente no Departamento de Engenharia Eletrotécnica (DEE) da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal) do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), investigador no CTS-UNINOVA e no Centro Interdisciplinar de Investigação Aplicada em Saúde (CIIAS-IPS).

Luís Brito Palma é docente no DEEC-FCT-UNL e investigador no CTS-UNINOVA.

Hermínio Duarte-Ramos é docente Jubilado do DEEC-FCT-UNL.