FCT NOVA é a maior instituição portuguesa a coordenar fundos H2020

05-02-2019

Ricardo Jardim Gonçalves, Professor Catedrático da FCT NOVA, lidera dois projetos europeus que totalizam 38 milhões de euros, o que torna a torna a FCT NOVA a maior instituição portuguesa a coordenar fundos H2020.

O projeto Smart4Health, que  acaba de conquistar 22 milhões de euros no âmbito do Programa Europeu de Investigação e Inovação Horizonte 2020, quer servir na interoperabilidade e globalização do banco europeu de dados de saúde e pretende responder às necessidades do cidadão de gerir a sua própria saúde, potenciando soluções personalizadas neste domínio. É também a resposta europeia para a estratégia da transformação digital e suporte à inovação social. "O Smart4Health vai mudar radicalmente e a nível global o paradigma como os serviços de saúde, bem-estar e assistência são prestados”, assegura Ricardo Jardim Gonçalves.

O segundo projeto, com investimento de 16 milhões de euros,  é o ZDMP (Zero Defects Manufacturing Platform) que desenvolverá uma plataforma digital para a manufatura de produtos sem defeito, permitindo às fábricas atuais alcançar a excelência na fabricação. A fase piloto deste projeto envolve a participação de 5 empresas industriais portuguesas, proporcionando ao tecido industrial português avançar na excelência em produção e inovação.

O lider dos projetos, que também coordena a unidade de investigação GRIS  do Centro de Tecnologia e Sistemas (CTS) no Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa (UNINOVA) afirma: “Estas conquistas reforçam a sólida reputação internacional do UNINOVA como instituto da FCT NOVA para a excelência na investigação e desenvolvimento a nível internacional."