Faculdade

Estágios Ciência Viva nos Laboratórios do DEE - Construir Veleiros e Drones

23-07-2018

Anos de escolaridade: 10º, 11º e 12º anos.

Periodo de estágio: 23 a 27 de Julho de 2018

Construção de veleiros equipados com sistemas eletrónicos para navegação autónoma

Breve descrição:

Os principais objetivos são os de cativar os estagiários a prosseguir o seu percurso escolar em áreas tecnológicas relacionadas com a Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, utilizando os veleiros autónomos e os sistemas digitais de controlo e de instrumentação associados como meio para permitir um contato com algumas das tecnologias disponíveis. Espera-se que a introdução a algumas técnicas de programação e controlo, sua integração e aplicação na manipulação de algumas tecnologias, bem como a experimentação em veleiros autónomos torne possível quebrar distâncias e transformar os desafios iniciais em experiências divertidas e motivadores para uma aproximação às áreas da tecnologia.

Construir Drones – Uma maneira divertida de aprender

Breve descrição:

Os principais objectivos são os de cativar os estagiários a prosseguir o seu percurso escolar em áreas tecnológicas relacionadas com a robótica (de preferência na nossa faculdade) e desmitificar que a robótica é uma área destinada a génios. A construção de drones neste mini-estágio permite acrescentar por razões óbvias um factor atractivo e motivador à aprendizagem de conceitos de robótica, permitindo mascarar algumas das áreas associadas,, consideradas tradicionalmente difíceis e pouco apelativas para os jovens (Matemática, Física, etc…). Durante o estágio iremos ainda  proporcionar aos jovens a oportunidade de visitar e falar directamente com investigadores (alguns quase da mesma idade deles…) sobre o trabalho realizado em vários grupos do Departamento de Eng. Electrotécnica.