Aluno do Programa Doutoral do DEE (PDEEC) M. Sc. Blazej Nowacki publica no ISSCC'16

16-10-2015

O aluno do programa Programa Doutoral do DEE( PDEEC), estudou e aprofundou, durante os seus trabalhos de Doutoramento, circuitos de conversão analógico-digital baseados em moduladores sigma-delta com circuitos passivos. Este estudo permitiu o projecto de um circuito protótipo que foi fabricado em tecnologia CMOS de 65 nm (ST Microelectronics) financiado pelo projecto DISRUPTIVE financiado pela FCT. A avaliação experimental do circuito comprovou que este tem uma das mais elevadas eficiências energéticas reportadas na literatura. Este trabalho será apresentado no início de Fevereiro de 2016 em São Francisco na Califórnia na conferência ISSCC'16 (2016 IEEE International Solid-State Circuits Conference) (http://isscc.org), cujo tema este ano é "SILICON SYSTEMS for the INTERNET of EVERYTHING". O ISSCC já conta com mais de 60 edições, tem sempre lugar em São Francisco, em pleno "Silicon Valley", e é considerada a mais prestigiada conferência na área dos semicondutores (micro e nano-electrónica), sendo uma referência para a industria e para a investigação (tem um impacto científico superior a qualquer revista da especialidade). De salientar ainda que os Professores Nuno Paulino e João Goes do DEE da FCT NOVA são, atualmente, os únicos dois docentes leccionar em Universidades Portuguesas com mais do que um artigo no ISSCC.