Faculdade

Notícias

IoT Week 2015 Lisboa - Em direcção à Internet-das-Coisas em Larga-Escala

23-03-2015

A IoT Week teve origem no Cluster Europeu de Investigação em Internet-das-Coisas (IERC) e tornou-se um evento proeminente Europa que atrai indústria e a investigação de todo o mundo para debater e demonstrar a Internet-das-Coisas de hoje e do futuro. Desde 2014, a IoT Week é organizado pelo IoT Fórum em parceria com um organizador local, escolhido pelos membros do IoT Fórum. Para este ano, Portugal foi selecionado como país anfitrião da IoT Week 2015 (www.iot-week.eu)! O evento decorrerá de 16-18 Junho em Lisboa.

Portugal está bem posicionado em relação à Internet-das-Coisas. Notavelmente, a plataforma middleware M2M global da Vodafone é desenvolvida a partir de Portugal (Lisboa) e também as soluções da Bosch para M2M/IoT são desenvolvidas em Portugal (Aveiro). As principais operadoras de telecomunicações, tais como a Portugal Telecom, a ZON Optimus e também a Vodafone Portugal, estão a investir fortemente nas áreas de negócio de M2M e IoT. Muitas PMEs líderes Portuguesas estão a desenvolver soluções e a fazer negócios com a Internet-das-Coisas. E também, importantes cidades como o Porto e Lisboa estão a construir as suas estratégias de cidades inteligentes suportadas em tecnologias e dados da Internet-das-Coisas.

A IoT Week 2015 é dedicado à Internet-das-Coisas de larga escala. Agora que a IoT é uma realidade em todo o mundo (notavelmente, a IoT foi a principal atração na CES 2015), iremos observar em especial como conduzir a Internet-das-Coisas para uma utilização generalizada e uma adopção de larga escala. A IoT Week 2015 visa contribuir então para a compreensão do futuro da Internet-das-Coisas em larga escala considerando as dimensões tecnológica e de investigação, mas também a inovação, aceitação, segurança e privacidade, modelos de negócios, etc. Desta forma, a IoT Week 2015 visa também abrir caminho para os futuros Pilotos Europeus em Larga Escala de Internet-das-Coisas (LSP) previstos para o programa de trabalhos 2016-17 do programa Horizonte 2020.

A IoT Week 2015 está organizada em torno de três dimensões: indústria, investigação e inovação: 1) Indústria: Como é que a indústria espera apoiar o salto para uma Internet-das-Coisas de larga escala? As perspectivas das operadoras de telecomunicações, das tecnológicas, as aplicações chave, os pontos de vista das PME, etc.; 2) Investigação: Que investigações são necessárias para suportar o futuro IoT de larga escala? Os pontos de vista da investigação científica e desenvolvimento tecnológico, as preocupações dos utilizadores, as perspectivas da política de investigação, etc. 3) Inovação: O que necessita ser feito para estimular a adoção em larga escala da Internet-das-Coisas? O capital de risco, os aceleradores, a inovação aberta, os novos regimes de inovação, etc.

A IoT Week 2015 será realizada no Centro de Congressos de Lisboa localizado perto do rio Tejo. O Centro de Congressos de Lisboa é propriedade da Associação Industrial Portuguesa (AIP) que tem atuado como força motriz da inovação em Portugal durante os últimos 176 anos! O Centro de Congressos de Lisboa situa-se perto da zona histórica de Belém, onde, há 500 anos, os navios Portugueses abriram velas para descobrir novos mundos. O Centro de Congressos de Lisboa é, assim, o local perfeito para discutir e planear um futuro ambicioso para a Internet-das-Coisas, inspirado e honrado por um passado glorioso e destemido.

O UNINOVA (www.uninova.pt) e a FCT-UNL (www.fct.unl.pt) são os anfitriões locais do IoT Week 2015. O instituto UNINOVA celebra este ano, com orgulho, os seus 30 anos sendo uma referência na investigação  e desenvolvimento de tecnologia, e encontrando-se envolvido em vários projetos relacionados com a IoT, tanto a nível nacional como europeu. A Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) é uma das nove escolas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA). FCT-NOVA é uma faculdade de investigação e uma das mais prestigiadas escolas públicas portuguesas de ciência e engenharia. O UNINOVA opera o centro de investigação FCT-NOVA CTS (Centro de Tecnologia e Sistemas) cujo projeto estratégico para 2015-2020 é construído em torno da Internet-das-Coisas e dos Sistemas Ciber-Físicos (CPS).

Tendo por base os sucessos de Londres, Helsinki, Veneza e Barcelona, a IoT Week Lisboa vai corajosamente continuar viagem, focando nas oportunidades emergentes da Internet-da-Coisas; ligando as comunidades industriais e de investigação a nível global que estão a inovar nos limites da Internet-das-Coisas; e promovendo a colaboração internacional e abordando questões de sociedade e de mercado da IoT; e muito mais.

O programa da IoT Week é concebido pela comunidade IoT e assinado por um secretariado composto por especialistas principais no campo. A IoT Week orgulha-se assim de envolver ativamente a comunidade IoT na construção de um programa mais amplo através da proposta de sessões ou comunicações, e solicitação de espaço para exposição (limite termina a 31 de Março). Também o/a convidamos a sugerir ideias de eventos pra o pré e pós dias, 15 e 19, respectivamente:

• Proposta de sessões: http://goo.gl/forms/0zeOVubCVV

• Palestras propostas: http://goo.gl/forms/KvtwLqjzBC

• Espaços de exposição: http://goo.gl/forms/6O9i1sDY2Y

 

PS: A IoT Week 2015 ocorre exatamente na semana após a melhor noite, em todo o ano, para se estar em Lisboa: a noite de 12-13 junho (que se estende depois por todo o fim de semana)! Todos os anos, a cidade de Lisboa celebra o dia do seu santo padroeiro, Santo António, e abriga uma programação diversificada que combina eventos tradicionais e populares, com outros mais recentes e ecléticos. A não perder, se puder! Por favor, reserve voos e acomodações antecipadamente já que, com o passar do tempo, a oferta tenderá a escassear e/ou encarecer!