Faculdade

Telecomunicações

A área científica de Telecomunicações está estruturada de modo a cobrir três áreas basilares das Telecomunicações modernas: comunicação (na sua vertente de análise de sinais e modulação); redes e sistemas de telecomunicações; e propagação e radiação.

O objectivo tem sido abordar estes temas com rigor científico de modo a produzir resultados ao mais alto nível possível. Esta preocupação estende-se também aos elementos pós-graduados (estudantes de doutoramento e “pós-docs”) e aos alunos do Mestrado, que normalmente começam a sua associação à área científica de Telecomunicações no momento da escolha da sua tese de Mestrado.

Em termos de ensino a área de Telecomunicações lecciona em vários programas do DEE, de onde se destaca o Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (MIEEC), o Mestrado em Engenharia Electrotécnica Sistemas e Computadores (MEESC) e o Programa de Doutoramento em Engenharia Electrotécnica (PDEEC). Além disso, algumas das disciplinas são oferecidas a outros departamentos, tais como o Departamento de Engenharia Informática.

A ênfase nas disciplinas elementares (1º ao 3º anos do nível de licenciatura) é dotar os estudantes de uma compreensão dos conceitos e princípios básicos, de capacidades na sua aplicação e extensão, da capacidade de compreender e adaptar-se às mudanças do estado da arte, e finalmente, da possibilidade de fazer experiências práticas nas várias áreas cobertas. Nas disciplinas avançadas (4º e 5ª anos de programas de mestrado, e programa de doutoramento) a vertente de investigação começa a aparecer nos temas abordados, assim como nos desafios que são colocados aos alunos.

A área científica de Telecomunicações encontra-se envolvida em vários projectos de investigação nacionais e internacionais, onde participam os seus investigadores e alunos de doutoramento, bem como alguns alunos de mestrado na fase de realização da dissertação. O esforço dedicado à componente de investigação tem sido distinguido com publicações em prestigiadas revistas científicas internacionais, e frequentes participações nas principais conferências internacionais na área científica das Telecomunicações e Redes de Comunicações.

Para informação mais detalhada, por favor consulte o nosso website.