Faculdade

Departamento

Robótica e Manufactura Integrada

A subárea de Robótica e Manufactura Integrada compreende o ensino de duas
vertentes de conhecimento: i) concepção, análise, implementação e operação de sistemas robóticos, e ii) estudo das tecnologias e metodologias para integração de sistemas industriais.

Os temas básicos da Engenharia Electrotécnica e de Computadores cobertos são: a Modelação de Dados em Engenharia, os Sistemas de Tempo Real, a Supervisão Inteligente e a Integração de Sistemas. Estes são assuntos que todos os Engenheiros Electrotécnicos e de Computadores devem conhecer, pelo que são tratados no Tronco Comum do curso.

Na parte específica incluem-se temas de robótica e sistemas empresariais distribuídos (redes de empresas) – Robótica e Empresas Virtuais. A parte de especialização contempla Sistemas Robóticos e CIM, Tele-robótica e Sistemas Autónomos, havendo ainda a oferta, como opção, da disciplina de Sistemas de Informação Multimédia, cobrindo as chamadas tecnologias da Internet.

No decorrer do projecto final de curso os alunos têm a possibilidade de aplicar e integrar os conhecimentos adquiridos anteriormente com o conjunto de disciplinas oferecidas, bem como ganhar experiência prática em novas áreas relacionadas com as temáticas de Sistemas Inteligentes de Manufactura, Redes de Empresas / Organizações Virtuais.