Faculdade

Notícias

Alunos do MIEEC e do PDEEC da FCT NOVA recebem Medalha de Prata no Concurso Internacional de Inovação Tecnológica

11-07-2016

A equipa formada pelo aluno do MIEEC, João Alarcão, e o aluno do PDEEC, Ricardo Madeira, da FCT NOVA e Kruthiga Gopalan e Ferdous Shaun da ESIEE-Paris receberam a medalha de prata do concurso internacional iCAN2016 pelo o seu projeto intitulado “The Water Rolling Probe”. A equipa foi supervisionada pelos Professores João Pedro Oliveira e Nuno Paulino do Departamento de Engª. Electrotécnica (DEE) da FCT NOVA e pelo Prof. Elyes Nefzaoui da ESIEE-Paris.

O “The Water Rolling Probe”, cujo o protótipo industrial foi demonstrado no concurso, consiste numa sonda de pequenas dimensões de modo a que possa ser utilizado no interior de tubagens. Ao longo do trajeto, a sonda permite a recolha simultânea de diversos parâmetros físicos de modo a aferir o estado da canalização ou a qualidade da água ou ar, dependendo do meio. A estrutura modular desenvolvida é flexível permitindo a utilização do sensor multi-parâmetro desenvolvido no âmbito do projeto H2020 PROTEUS (http://www.proteus-sensor.eu/) financiado pela UE.

 

O iCan2016, “International Contest of Innovation on Nano-micro Technology” (http://english.ican-contest.org/), que este ano decorreu em Paris entre os dias 6 e 8 de Julho, é um concurso internacional, altamente competitivo, com o objetivo de estimular a inovação em novas aplicações para as nano e micro tecnologias, com aplicação direta na indústria, bem como de promover o contacto entre a academia e a indústria.