Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Ensino

Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Objetivos

A Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores confere uma formação sólida e abrangente em áreas chave de suporte à sociedade do século XXI, que incluem a Eletrónica, Engenharia de Computadores e Tecnologias de Informação, Telecomunicações, Robótica, Energia e Sistemas.

A licenciatura constitui o ponto de partida para uma formação profissionalizante ou para um 2.º ciclo (mestrado) num leque variado de áreas de especialização.

Os engenheiros eletrotécnicos e de computadores da NOVA combinam competências no domínio de conhecimentos científicos fundamentais com competências tecnológicas adicionais, o que possibilita a sua adaptação à rápida evolução de processos e às novas exigências do mercado. Estas competências conferem uma contínua adaptação dos profissionais aos desafios colocados pela inovação tecnológica, sendo por isso o garante de uma carreira de sucesso.

 

Saídas profissionais

O currículo da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores foi concebido para proporcionar o acesso a um vasto leque de saídas profissionais. Assim, apontam-se como exemplos:

  • Empresas de automação e robótica móvel: projeto e instalação de linhas de produção fabris (por exemplo automóvel); desenvolvimento de software para controlo de qualidade de produtos; programação de controladores lógicos; programação de robots em ambiente 3D.
  • Empresas ligadas ao setor energético: aplicação de novas tecnologias na distribuição de energia (smart-grid); utilização de energias renováveis; veículos elétricos.
  • Empresas de telecomunicações: operadoras; prestadoras de serviços a operadoras; fabricantes de equipamento de telecomunicações e computação; start-ups de prestação de novos serviços/aplicações.
  • Empresas de serviços: consultoria; programação; banca/finanças.

Coordenação 2021-2022

Coordenador : Professor Luis Bernardo

                           Email: leec.coordenador@fct.unl.pt

                          Atendimento: Gab. 3.13- X - 2ª. das 15h00 às 16h00 ou por agendamento por e-mail

 

Comissão Pedagógica

A C. P.  LEEC tem como principal objectivo assegurar o relacionamento entre alunos e docentes da LEEC, relativamente a a assuntes de índole pedagógica, como sejam:

  • Elaborar o calendário dos testes e entregas de trabalhos
  • Garantir a execução de todas as decisões do Conselho Pedagógico da FCT
  • Promover a realização de experiências pedagógicas 

A C.P. LEEC do ano de 2021-2022 é constituida por: 

Comissão Científica

A C.C.  MIEEC tem como funções:

  • Coordenar as actividades lectivas
  • Assegurar a coerência de orientação entre as diversas disciplinas

A C.C. LEEC do ano de 2021-2022 é constituida por: 

Calendário

Documentos