A subárea de Energia tem a seu cargo o ensino de duas ordens de assuntos: as bases de índole física da Engenharia Electrotécnica, e a tecnologia da produção, transporte e utilização da Energia Eléctrica.
Os assuntos básicos da Engenharia Electrotécnica cobertos são: Electrotecnia Teórica (fundamentação da tecnologia da utilização do electromagnetismo, a partir da física), Instrumentação e Medidas Eléctricas, Conversão Electromecânica de Energia (introdução a máquinas eléctricas) e ainda Desenho Assistido por Computador. Trata-se de assuntos que todos os Engenheiros Electrotécnicos e de Computadores devem conhecer. São tratados no Tronco Comum do curso.
Quanto a disciplinas tecnológicas, a parte específica inclui assuntos de accionamentos electromecânicos (Accionamentos Electromecânicos Especiais e Electrónica de Potência em Accionamentos).
Há ainda a oferta das disciplinas de opção livres de Alta Tensão, Instalações Eléctricas, Tracção Eléctrica, Tecnologias das Energias Renováveis, Produção e Transporte de Energia, e Tecnologia de Materiais para a Energia.