Faculdade

Notícias

“Seasonal School” em circuitos-e-sistemas para a internet-das-coisas (IoT)

03-10-2016

 

Nos próximos dias 28, 29 e 30 de Novembro irá realizar-se, na FCT NOVA (Auditório da Biblioteca e Sala Ágora) a 1ª “Seasonal School” em circuitos-e-sistemas para a internet-das-coisas (CAS4IoT) co-patrocinada pela “Circuits-and-Systems Society” (CASS) do IEEE.

Trata-se de um programa ambicioso, organizado pelo Departamento. de Engª. Electrotécnica (DEE) da FCT e pelo Centro de Tecnologias e Sistemas (CTS) do UNINOVA, com o objectivo de dotar, 50+ participantes, com boa formação de base em electrónica, nacionais e estrangeiros, selecionados entre alunos finalistas, alunos de pós-graduação (PhD e Pos.-Doc.) e Engenheiros e Mestres especialistas de projeto de circuitos integrados (analógicos e digitais), da capacidade de compreender e projetar as arquiteturas mais modernas de circuitos-e-sistemas electrónicos para aplicações em IoT tais como, conversores de sinal, sistemas de interface com sensores, sistemas de gestão de energia e potência, CPUs e MCUs, rádios (transmissores-receptores de RF) e nano-sensores.

O curso intensivo CAS4IoT terá uma duração efetiva (real) de 24 horas (ao longo dos 3 dias), está estruturado em 12 módulos (8 teóricos e 4 de “hands-on”) e representa um bom equilíbrio universidade-empresa. As aulas dos respectivos módulos serão leccionadas por uma seleção cuidada de 8 Oradores reconhecidos mundialmente ('distinguished lecturers') na área dos semiconductores de entre Professores Universitários, Diretores de Tecnologia (CTOs) de empresas (multinacionais) de semiconductores e Investigadores em Institutos de I&D de grande prestígio. Durante os 3 dias da "Seasonal School", as palestras (aulas) teóricas serão leccionadas no Auditório da Biblioteca da FCT e os laboratórios “Hands-on” irão decorrer na Sala Ágora.

Informação completa em:

http://sites.ieee.org/portugal-btcasce/cas4iot/

e o “leaflet” de divulgação (PDF) está disponível em:

http://sites.ieee.org/portugal-btcasce/files/2016/10/Leaflet.pdf