O estudante do DEE, António Bernardino cria prótese de mão robótica e sistema de EMG de alta versatilidade

03-11-2015

O estudante  António Miguel Lopes Bernardino do Departamento de Engenharia Electrotécnica (DEE) da FCT NOVA cria prótese de mão robótica e sistema de EMG de alta versatilidade e baixo custo para contribuir na reabilitação dos pacientes.

O projecto desenvolvido nasce da Dissertação ''A Self-Learning Approach on Haptic Guided Grasping Behaviours'' e assentou em duas vertentes:

A primeira, prendeu com a criação de uma mão robótica que pudesse oferecer um bom desempenho a um custo reduzido. Esta mão robótica foi desenhada de forma a conseguir mexer cada uma das articulações independentemente, com o tamanho e peso aproximado ao da mão humana e com materiais de baixo custo, de modo a que o preço do sistema seja o mais baixo possível.

A segunda, englobou o aprimoramento do sistema de modo a possibilitar o controlo a mão robótica recorrendo músculos do corpo que normalmente não estão associados ao controlo da mão humana através de treino e de algoritmos adaptáveis. Esta particularidade assume bastante importância numa situação em que não é possível fazer a aquisição de sinal EMG ao nível do antebraço, devido a factores como malformação do membro superior ou amputação transradial.

António Miguel Lopes Bernardino - experiências com a mão robótica